WebQuest é uma metodologia de pesquisa na Internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico. É um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber, engajando os alunos e os professores num uso da Internet voltado para o processo educacional, estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento dos professores, a produção de materiais e o pensamento crítico e protagonismo juvenis.
Vantagens?
As vantagens da WebQuest tem a ver com o fato de poder adaptá-la a uma grande variedade de ambientes de tecnologias e a muitas áreas diferentes de currículos, além de sistematizar a pesquisa na web, ambiente que pode dispersar o aluno.
E quais seriam os objetivos?
• Modernizar modos de fazer educação;
• Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas;
• Promover aprendizagem cooperativa;
• Desenvolver habilidades cognitivas;
• Transformar ativamente informações (em vez de apenas reproduzi-las);
• Incentivar criatividade;
• Favorecer o trabalho de autoria dos professores;
• Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos;
• Analisar os novos desafios com os quais se defrontará o trabalho do professor com a utilização das novas tecnologias;
• Investigar novas estratégias na utilização dos recursos oferecidos pela www no meio educacional;
• Analisar novas modalidades de ação e intervenção, em termos de participação nas consultas a diversos níveis: Fórum de discussão, lista de discussão, correio eletrônicos, chats etc.;
• Propor modalidade de intervenção, via a tentativa de criar um espaço de aprendizagem colaborativa entre os alunos no seu cotidiano;
• Promover a formação de recursos humanos e geração de conhecimentos, considerando que vários estudantes participarão ativamente da pesquisa;
• Promover os educandos a tornarem-se aprendizes ativos, solucionadores de problemas, pesquisadores e projetistas;
• Apresentar projetos utilizando a Internet, onde os alunos são responsáveis pela construção do conhecimento;
• Analisar dados num maior número de sites envolvendo os alunos eletronicamente, emitindo uma pesquisa, coletando respostas, analisando resultados, finalizando com a socialização dos resultados;
• Compartilhar observações e experiências vivenciadas por outros alunos que utilizam a Internet como ferramenta didática em suas pesquisas, experimentando o poder da multimídia da www.
Vantagens?
As vantagens da WebQuest tem a ver com o fato de poder adaptá-la a uma grande variedade de ambientes de tecnologias e a muitas áreas diferentes de currículos, além de sistematizar a pesquisa na web, ambiente que pode dispersar o aluno.
E quais seriam os objetivos?
• Modernizar modos de fazer educação;
• Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas;
• Promover aprendizagem cooperativa;
• Desenvolver habilidades cognitivas;
• Transformar ativamente informações (em vez de apenas reproduzi-las);
• Incentivar criatividade;
• Favorecer o trabalho de autoria dos professores;
• Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos;
• Analisar os novos desafios com os quais se defrontará o trabalho do professor com a utilização das novas tecnologias;
• Investigar novas estratégias na utilização dos recursos oferecidos pela www no meio educacional;
• Analisar novas modalidades de ação e intervenção, em termos de participação nas consultas a diversos níveis: Fórum de discussão, lista de discussão, correio eletrônicos, chats etc.;
• Propor modalidade de intervenção, via a tentativa de criar um espaço de aprendizagem colaborativa entre os alunos no seu cotidiano;
• Promover a formação de recursos humanos e geração de conhecimentos, considerando que vários estudantes participarão ativamente da pesquisa;
• Promover os educandos a tornarem-se aprendizes ativos, solucionadores de problemas, pesquisadores e projetistas;
• Apresentar projetos utilizando a Internet, onde os alunos são responsáveis pela construção do conhecimento;
• Analisar dados num maior número de sites envolvendo os alunos eletronicamente, emitindo uma pesquisa, coletando respostas, analisando resultados, finalizando com a socialização dos resultados;
• Compartilhar observações e experiências vivenciadas por outros alunos que utilizam a Internet como ferramenta didática em suas pesquisas, experimentando o poder da multimídia da www.
Nenhum comentário:
Postar um comentário