segunda-feira, 19 de abril de 2010

O que os brasileiros fazem na internet?


A TNS Research International realizou, em janeiro deste ano, o estudo ‘Decodificando as Necessidades Digitais’.

Foram entrevistados 1.000 usuários de internet de ambos os sexos, com 16 a 35 anos, e residentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador.

O levantamento constatou que a maioria dos entrevistados (99%) utiliza prioritariamente a rede para enviar e receber emails; checar suas contas nas redes sociais (93%); participar de chats online/mensagens instantâneas (92%); fazer uploads de fotos ou vídeos ou escrever mensagens para suas redes sociais (90%) ou para o Twitter (44%).

Redes sociais

Diferentes tipos de atividades digitais e suas funcionalidades foram objeto de análise no estudo (entretenimento, compras online, blogs e pesquisa).

As redes sociais são utilizadas pelos entrevistados principalmente para acesso e compartilhamento de informações (43%), mas também são percebidas como um espaço pessoal (32%) ou que permitem pertencer e ser aceito em grupos de amigos (24%), além de possibilitar expressar desejos e mostrar um lado que as pessoas desconhecem (22%) ou, ainda, descontrair, fugir da pressão diária e ter liberdade de expressão (21%).

De acordo com Ana Sequeira, gerente da área de Consumo da TNS Research International e responsável pelo estudo, as comunidades virtuais oferecem às empresas uma oportunidade de interagir e gerar identificação com o consumidor.

“Mas isso deve ser feito de forma sutil e não invasiva”, avisa. Um exemplo recente desse direcionamento foi a iniciativa da rede americana de café Starbucks que, por ocasião do recente terremoto no Haiti, reuniu em sua página no Facebook diversas celebridades que se propuseram a colaborar com a causa

“Foi uma forma eficaz de fazer marketing institucional sem lançar mão da propaganda direta”, analisa.

Blogs, sites e fóruns

O estudo da TNS constatou também que 56% dos entrevistados escrevem em blogs; 42% lêem blogs de pessoas desconhecidas; 63% comentam experiências sobre produtos e serviços e 52% acessam essas mídias para obter informações sobre o que pretendem comprar.

De olho nas marcas

As marcas são constantemente monitoradas pelos consumidores do universo digital. De acordo com os resultados do levantamento, 92% dos usuários de internet pesquisam sobre produtos ou serviços em sites de e-commerce ou comparam preços em websites (Mercado Livre, Busca-Pé, entre outros) e 76% procuram essas informações em fóruns ou blogs.

Entretenimento

As atividades de lazer na rede têm, para os usuários, propostas bem definidas. Elas são acessadas basicamente porque ajudam a descontrair ou fugir das mazelas do cotidiano (49%); trazem gratificação instantânea e prazer (31%) e ainda permitem explorar e misturar o mundo real com o da fantasia (24%).


Confira a matéria na íntegra: RNV.

E vocês que utilidades fazem da internet?




7 comentários:

  1. Blogs são uma boa fonte de informações pra nós, internautas. Mas conheço casos de pessoas que fazem comércio em fóruns ou listas de discussão, anunciando suas vendas.
    Eu, pessoalmente, gosto de me manter informado de assuntos como esporte, economia e curiosidades. E para me manter assim, utilizo muito o google reader.
    O site que tiver tipo uma série de onda na barra de endereços do navegador significa que é pode ser assinado num cliente rss. Isso é, em vez de você visitar todo dia esse site pra se manter atualizado, basta pegar o endereço do rss e adicionar no google reader. Assim, basta acessar o google reader que a atualização de determinado site vai ser carregado lá. E não só de um site, mas de vários.

    ResponderExcluir
  2. A internet é uma fonte imensuravel de informações,imagens videos e etc. usá-la praticamente para enviar e receber e-mail é limitar muito a sua capacidade.
    site de relacionamentos também a meu ver é outra limitaçao e até porque não dizer alienação dessa ferramenta tão util. Veja bem eu não estou dizendo que ter um site de relacinamento não é algo positivo! até porque essa ferramenta pode aumentar seu ciclo de amizade o que é muito bom!
    mas ficar preso a isso sem duvida é um tipo de se alienar uma vez que a tanta coisa importante e interessante na internet.

    ResponderExcluir
  3. Uma boa pedida para seu blog seria publicar algum artigo falando sobre o que fazer na internet. Muita gente poderia achar coisa interessante pra se fazer enquanto espera o orkut carregar.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto o Orkut carrega, foi muito bom Philip! Heiueheiuheiuhei ..
    Bem, a internet trás uma série de facilidades para os usuários. O fascinante da internet é trazer o que tá longe pra bem pertinho! Com toda certeza, contribuiu muito para o mundo globalizado de hoje! Com apenas um click você pode estar, ter informações, comprar coisas do mundo todo. Apenas movimentar as contas em redes sociais é subutilizar essa ferramenta. Com a internet, se tem um mundo nas mãos.

    ResponderExcluir
  5. Realmente as redes tem sido cada vez mais frequentes e necessárias .Vocês explanaram isso muito bem neese post.

    ResponderExcluir
  6. Sim... as redes tem sido mt frequentadas e a cada dia q passa existe novos sites e novas coisas para ver na internet.

    ResponderExcluir
  7. E vale ressaltar que o Brasil é o país onde há mais pessoas conectadas ao Orkut.

    ResponderExcluir