A TNS Research International realizou, em janeiro deste ano, o estudo ‘Decodificando as Necessidades Digitais’.
Foram entrevistados 1.000 usuários de internet de ambos os sexos, com 16 a 35 anos, e residentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador.
O levantamento constatou que a maioria dos entrevistados (99%) utiliza prioritariamente a rede para enviar e receber emails; checar suas contas nas redes sociais (93%); participar de chats online/mensagens instantâneas (92%); fazer uploads de fotos ou vídeos ou escrever mensagens para suas redes sociais (90%) ou para o Twitter (44%).
Redes sociais
Diferentes tipos de atividades digitais e suas funcionalidades foram objeto de análise no estudo (entretenimento, compras online, blogs e pesquisa).
As redes sociais são utilizadas pelos entrevistados principalmente para acesso e compartilhamento de informações (43%), mas também são percebidas como um espaço pessoal (32%) ou que permitem pertencer e ser aceito em grupos de amigos (24%), além de possibilitar expressar desejos e mostrar um lado que as pessoas desconhecem (22%) ou, ainda, descontrair, fugir da pressão diária e ter liberdade de expressão (21%).
De acordo com Ana Sequeira, gerente da área de Consumo da TNS Research International e responsável pelo estudo, as comunidades virtuais oferecem às empresas uma oportunidade de interagir e gerar identificação com o consumidor.
“Mas isso deve ser feito de forma sutil e não invasiva”, avisa. Um exemplo recente desse direcionamento foi a iniciativa da rede americana de café Starbucks que, por ocasião do recente terremoto no Haiti, reuniu em sua página no Facebook diversas celebridades que se propuseram a colaborar com a causa
“Foi uma forma eficaz de fazer marketing institucional sem lançar mão da propaganda direta”, analisa.
Blogs, sites e fóruns
O estudo da TNS constatou também que 56% dos entrevistados escrevem em blogs; 42% lêem blogs de pessoas desconhecidas; 63% comentam experiências sobre produtos e serviços e 52% acessam essas mídias para obter informações sobre o que pretendem comprar.
De olho nas marcas
As marcas são constantemente monitoradas pelos consumidores do universo digital. De acordo com os resultados do levantamento, 92% dos usuários de internet pesquisam sobre produtos ou serviços em sites de e-commerce ou comparam preços em websites (Mercado Livre, Busca-Pé, entre outros) e 76% procuram essas informações em fóruns ou blogs.
Entretenimento
As atividades de lazer na rede têm, para os usuários, propostas bem definidas. Elas são acessadas basicamente porque ajudam a descontrair ou fugir das mazelas do cotidiano (49%); trazem gratificação instantânea e prazer (31%) e ainda permitem explorar e misturar o mundo real com o da fantasia (24%).
Confira a matéria na íntegra: RNV.
E vocês que utilidades fazem da internet?