quarta-feira, 7 de julho de 2010

A contribuição da internet aos portadores de deficiência visual

WebAnywhere

Agora, um novo programa, chamado WebAnywhere, permite que os cegos e deficientes visuais surfem na Internet com total mobilidade. A ferramenta, desenvolvida na Universidade de Washington, Estados Unidos, transforma a leitura das telas em um serviço da Internet, que lê os textos da Web em voz alta em qualquer computador dotado de alto-falantes ou de um fone de ouvidos.

"Isto é para situações onde alguém que é cego não pode usar seu próprio computador mas precisa acessar a Internet. No museu, na biblioteca, em um quiosque público, na casa de um amigo, no aeroporto," enumera Richard Ladner, que orientou seu aluno Jeffrey Bigham na construção do programa.

Ferramenta de acessibilidade

Já existem diversos leitores de tela gratuitos, assim como sofisticados programas comerciais. Mas todos devem ser instalados na máquina antes de serem utilizados. Esta é a primeira ferramenta de acessibilidade baseada na Web, significando que ela não precisa ser baixada para o computador. O programa processa o texto em um servidor externo e envia o arquivo de áudio para tocar no navegador do usuário.

"Você não precisa instalar um novo programa. Assim, mesmo se você for a um computador totalmente travado, em uma biblioteca, por exemplo, você ainda poderá utilizá-lo," diz Bigham.

8 comentários:

  1. Que bom que agora os deficientes visuais podem ter acesso a internet, até por que isso é inclusão, e sem falar que aumenta o numero de clientes neste ramo. Pena que o nosso país ainda não está preparado para isso, e acredito que essa adaptação vai demorar um pouquinho, pois terá que haver algumas alterações em certos programas para poder os deficientes utilizarem.

    ResponderExcluir
  2. maravilha, é o mundo digital chegando a todos. =)

    ResponderExcluir
  3. e alem disso visando o mercado "já, que seremos futuros administradores" é essencial essa visão empreendedora de poder aparti de agora comerça a ver esse ramo como um bom investimento.

    ResponderExcluir
  4. como dito no post, existem várias ferramentas para auxiliar aos especiais, e com o constante avanço da tecnologia aplicações desse tipo só tendem a crescer.
    Por exemplo, li um artigo que falava de um sensor libras, para traduzir aqueles gestos que os mudos usam para se comunicar, sabe? bem legal, oh!

    ResponderExcluir
  5. que bom que os deficientes estão cada vez inclusos no mundo digital

    ResponderExcluir
  6. Lembrei agora daquele personagem da novela América, o Jatobá, que tinha um computador que as teclas eram em braile, tinham aqueles pontinhos. Daí, quando ele digitava, o computador falava a letra que ele estava pressionando. Tinha outra coisa legal também, quando ele queria abrir um programa, por exemplo, era só ele falar o nome do programa que ele abria.
    Não sei se vocês lembram..

    ResponderExcluir
  7. Ahm eu lembro dessa novela. Tinha até uma garotinha cega também e ela ganhou uma máquina de escrever em braile =D

    ResponderExcluir
  8. Isso é a tecnologia no programa de inclusão social!!!
    Hoje em dia já tem pc's softwares que já possuem essa tecnologia, só bastave mesmo ser estentida à rede. Mas como estamos vendo, isso já é possível graças aos americanos!!
    Só espero que não demore a chegar ao Brasil!

    ResponderExcluir